Departamento de Formação


A aprendizagem é a capacidade de que quotidianamente necessitamos para responder adequadamente às diferentes solicitações e desafios que se nos colocam na nossa interação com o meio.

O conceito de aprendizagem ao longo da vida, englobando toda e qualquer atividade de aprendizagem, empreendida numa base contínua, com o objetivo de melhorar conhecimentos e competências, transporta para a trajetória de vida de cada individuo, em todos os seus tempos (desde o pré-escolar até á reforma) e nos diferentes contextos que a mesma vai atravessando, o processo permanente de aquisição e atualização de saberes.

A formação, seja ela geral ou específica, situando-se no âmbito da educação ou da formação profissional, é sempre um processo que pretende promover mudanças. No caso específico da formação profissional, qualquer ação de formação tem por objetivo promover mudanças nos indivíduos, para que adquiram as competências necessárias para o desempenho ou aperfeiçoamento de uma determinada função profissional.

Assim sendo, e no âmbito da aprovação da candidatura pelo POPH- Programa Operacional Potencial Humano – “Projeto nº 072204/2012/23 – Formações Modulares Certificadas”, serão promovidas ações de formação abertas ao público em geral de acordo com o Catalogo Nacional de Qualificações e as áreas aprovadas no referido projeto conforme cartaz em anexo.

Tendo em conta também os utentes da Resposta Refeitório Social, achamos importante qualifica-los, através de algumas formações que vão de encontro as suas necessidades educacionais e sociais, para que possam traçar um novo percurso de vida.